Miojo e Suco Verde – Saúde e Bem-Estar ANIMAL.

30fd028f-de98-4248-9c31-3720f29fcb60

O objetivo dessa coluna sempre foi falar sobre saúde e bem-estar, mesmo que muitas vezes eu acabe contando da minha viva por meio das minhas experiências, escorregando para assuntos do coração. Dessa vez será diferente. Uma pauta muito importante me subiu a cabeça, onde trata-se 100% de saúde e bem-estar, mas é um assunto que tenho pouquíssima intimidade.

Precisamos falar sobre os animais.

Nunca tive cachorro, nem gato, nem peixe, nem tartaruga. Nunca conheci esse amor incondicional que muitos donos tem pelos seus animais de estimação, não fui criada e nunca me apeguei a um bicho, mas isso não tira de mim, como cidadã consciente, a responsabilidade de garantir a saúde e bem-estar dos animais do planeta.

De acordo com a Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal) cabe à sociedade garantir que o animal esteja livre de:

  • Fome e sede
  • Desconforto
  • Dor, ferimentos ou doenças
  • Medo e stress
  • Restrições às suas características comportamentais

A ARCA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, independente e apartidária, que cria projetos para solucionar problemas da causa animal, entre eles:

Cães e gatos: abandono; acidentes; superpopulação; doenças; comércio
Animais para Diversão Humana: circos; rodeios; touradas; rinhas de galo/cães; zoológicos (museu de animais)
Animais de Tração: carroças (trabalho escravo)
Animais Silvestres: tráfico (destruição do habitat)
Animais para Fins Didáticos: vivisseção (3 Rs)
Animais de Laboratório: testes cosméticos; experimentos (3 Rs)
Animais na religião: cultos; rituais
Animais de Produção: criação; transporte; abate

Mesmo se você, assim como eu, não tem um bicho de estimação/não é responsável diretamente por um animal, você, assim como eu, pode estar consentindo/alimentando o mercado que tem correlação com o mal trato. Por exemplo:

pigs

Na indústria alimentícia: Quando fiquei 4 anos sem comer carne muitos me perguntavam se eu tinha dó de matar o bicho, minha resposta era “pra mim não ter problema o bicho morrer se é pra nos alimentar, o problema é o jeito que ele vive para virar alimento.”

Rolam vários vídeos assustadores na internet que mostram a realidade de alguns matadouros, assim como a “vida” que os animais (na maioria galinhas, porcos e vacas) levam sendo confinados em situações degradantes, de estrema crueldade.  Não dá pra aceitar isso… Você tem que saber a procedência do alimento! O bom é que muitas empresas estão se conscientizando e tomando providencias mais humanas. O McDonald’s por exemplo, (pasmem! Vou falar bem do Mc Donalds)comprometeu-se a não comprar mais carne suína de celas de gestão, onde os porcos vivem em condições cruéis sem conseguir se se mexer. Saiba mais aqui

 

conejoenpruebacientifica

indústria de cosmético usa geralmente o coelho para testar substancias que são pingadas diretamente nos olhos dos bichinhos, gerando inflamação , podendo causar cegueira permanente e depois é necessário sacrificar o animal. Saiba mais aqui. Você tem consciência se a empresa que produz a “make” que você passa faz teste em animais?

 

 

 

foto-con-tigre-tailandia-1

Tem também aquela viagem maravilhosa que a gente pode fazer para a Disney e ver a baleia linda do See World fazendo malabares, ou as touradas na Espanha, os tigres que podemos fazer carinho ou deitar em cima deles na Tailândia… É da natureza do animal fazer o que está fazendo? Ou será que tem alguém ganhando muito dinheiro com isso? Saiba mais aqui

 

 

Não vou nem começar a falar sobre cães e gatos de rua, o maior dos nossos problemas, que precisa de uma mobilização governamental para reverter a quantidade de animais abandonados, através da castração e vacinação, afinal, as “cachorreiras” não dão conta e muitas empresa que usam a linda imagem desses bichinhos em suas propagandas, não estão nem aí para ajudarem como podem. Também tem o tráfico de animais silvestres que ainda é sustentado por um mercado mesquinho! O COB deu um bom exemplo com o Ginga, a onça-pintada que é o mascote oficial do Comitê Olímpico.

Enfim, tenho muito orgulho de apresentar essa ONG séria e responsável que se mobiliza tanto para atender as demandar DO NOSSO BRASIL, afinal não existe outro pais no mundo com tanta biodiversidade. Aqui estão mais algumas realizações da Arca Brasil que nos ajudam a perceber como esse tema é complexo.  Parabéns a todos os envolvidos,  que dedicam o seu tempo e energia para buscar avanços para garantir a qualidade de vida dos animais.

1409_apelo_site

 

#FreePost
Este post não é patrocinado e os produtos citados são opções de consumo do próprio autor. As marcas mencionadas não tem nenhum tipo de relacionamento com o blog, ou a coluna em questão.

One thought on “Miojo e Suco Verde – Saúde e Bem-Estar ANIMAL.

  1. Nossa que maravilha. !!
    Os animais merecem serem bem tratados,saude , alimentação e amor. Fantastica essa ong, se der certo … Vai ser um grande progresso na criaçao de animais para nao sofrerem antes do maltido abate. Gostaria de ser vegana… Quem sabe chego la…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.