Drops de Séries – Pan Am

Pan Am
Disponível no site de streaming Netflix.

A série se passa na década de 1960 e gira em torno da vida de aeromoças e pilotos que trabalham para a Pan Am [Pan American World Airways], empresa que operou entre os anos de 1921 e 1991, até falir. A história tem como referência as experiências de vida da própria produtora da série, Nancy Ganis, que trabalhou como aeromoça na Pan Am durante 30 anos

O primeiro episódio te deixa com vontade de sair viajando pelo mundo. E vontade de viajar é algo que não dá muito bem para ser explicado, só precisa ser resolvido. E Pan Am cumpre a missão, faz com que todo o ambiente do seriado seja sedutor o suficiente para que você queira voltar no tempo e embarcar no próximo avião junto com as aeromoças.

Um pouquinho de história: as comissárias de bordo.

Apesar das empresas aéreas começarem a operar desde a década de 1910, somente em 1930 que começa de fato a história das comissárias de bordo na aviação americana. Antes disso, apenas homens eram selecionados para exercer tal função. Como esperado, muitos passageiros tinham medo de voar e como solução para esse problema começaram a contratar mulheres para comissárias de bordo, o intuito era fazer com que as pessoas sentissem seguras com as aeromoças, tanto quanto as pessoas se sentem seguras sendo cuidadas por delicadas e atenciosas enfermeiras.

As pessoas que pensam “Poxa! Um trabalho bacana para a mulher em pleno anos 60, ela podia viajar, trabalhar fora de casa” estavam redondamente enganadas. Primeiro por que no início dos anos 60 as empresas aéreas transformaram as aeromoças em símbolo sexual um ícone de desejo. Segundo por que elas era avaliadas semanalmente, não pela sua inteligência, mas pelo seu peso, altura, se estava de espartilho ou não, e seu “comportamento”. E por último, um dos critérios de seleção era o estado civil, elas precisavam ser todas solteiras. Onde já se viu exigir isso para alguém poder trabalhar? Como é que esse critério impacta no desempenho delas? Só reforçavam a ideia de objeto de desejo dos homens. E para pioras, se elas decidissem se casar, tinham que pedir demissão e largar o emprego. Bem legal… Só que não!

Pan-Am-10

O elenco conta com Christina Ricci como Maggie; Margot Robbie como Laura; Karine Vanasse como Colette; Kelli Garner como Kate; Mike Vogel e Michael Mosley como os pilotos Dean e Ted. Sim meninas do meu Brasiiiil, vocês leram Mike Vogel ♥! Pra quem não lembra, ele é o Dale Barbara, ou para os íntimo, “Barbie” de Under the Dome.

Não sei se é com todo mundo, mas simplesmente adoro novelas, filmes ou seriados de época. Um dos meus filmes favoritos é Pearl Harbor. Adoro a cenografia, maquiagem, tudo! E Pan Am me lembrou muito esse filme. Com certeza não pela história contada, mas pelo modo do seriado. Sem a guerra, é claro.

Infelizmente, a série só teve uma temporada. Então aproveita, pega esse final de semana, estoura uma pipoca e dar um mergulho na década de 60 com esses 14 episódios de história e ficção ao mesmo tempo!

Nota: ♥ ♥ ♥ [Ah… Mike Vogel… A série em si tem uma temática bem bacana, adoro coisas baseadas em fatos reais. É um convite a todos que gostam de viajar! Só ganhou três corações por que só teve uma temporada.]

fontes: 01 e 02.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.