A Mortadela – Sunomono do Brasa

N’A Mortadela falamos de muitos pratos de carne, ovo, macarrão… Além de sobremesas deliciosas. Talvez tenha faltado um pouco de espaço para saladas, pratos subestimados que podem ser surpreendentes.

Aqui em casa adoramos comida japonesa e um prato que não pode faltar é a saladinha de pepino agridoce: Sunomono (Que eu nunca consigo falar o nome corretamente, pasmem!).

Quando morava em Sampa fiquei viciada numa versão estilosa da Sunomono que vendia no Temaki Fry num posto de gasolina na avenida Rubem Berta.

Dedico esta receita saudosa à minha amiga Renata Santos. <3 Segue a adaptação medieval que rolou aqui em casa (chefs, não julguem):

Sunomono do Brasa

por Ana Azevedo

Ingredientes:

Uma peça de Salmão

Um pote de cream cheese

Dois pepinos (firmes, rá!)

Gergelim preto e dourado

Limão

Shoyu

Sal

Modo de Fazer:

Fatie os pepinos em rodelas finíssimas. Reserve numa tigela. Raspe, ou corte o Salmão gelado (como para tartare/youtube) e disponha sobre o pepino. Tempere com gergelim, limão, sal e shoyu à gosto. Mexa bem. Adicione o cream cheese. Sirva.

Dica: O shoyu deixa o prato meio feio, você pode deixar pras pessoas colocarem no próprio prato. Ou colocar o cream cheese só por cima como enfeite e as pessoas misturam no próprio prato. Enfim, são só termos de beleza.

Observações :

  • No restaurante mencionado a salada também era composta por Kani e Camarão. Vai lá!
  • Senti falta de um toque de vinagre de arroz (que achei que seria ok dispensar porque não é das minhas coisas favoritas) e de gengibre! Um toque de gengibre seria maravilhoso.
#FreePost
Este post não é patrocinado e os produtos citados são opções de consumo do próprio autor. As marcas mencionadas não tem nenhum tipo de relacionamento com o blog, ou a coluna em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.